Erro no frete.

• @littleguy @Ma-Ballet Sim, nós simplesmente temos que aceitar essa resposta, pois não há mais nada o que falar e fazer, eu esgotei todos os meus argumentos e me estressei bastante com eles. Se realmente houve uma atualização no webservice dos correios como eles dizem e reconhecem que está dando diferença de valor, o mínimo que eles deveriam fazer é tentar resolver com os correios. Não sei se vcs repararam, mas a alteração de centavos agora está para menos, ou seja, a gente que tá pagando a mais pelo frete, nós logistas. Antes o cliente era quem saia no prejuízo e agora somos nós.

Gostaria muito de mudar de plataforma também, mas atualmente não tenho como fazer isso. Também adorava a plataforma e agora não indico mais o xtech pra ninguém.

• @raina-cabral Exatamente. Também não indico para mais ninguém. Adorava a plataforma.

• @ma-ballet bom dia!
    Como antes não, porque a formula para o cálculo é outra agora. Mas acabou aqueles valores insanos.

• Olá! Estou com problema no valor do frete também. O valor salta de uns 8 reais para quase 90 reais só de acrescentar mais um produto de dimensões e peso bem pequenos. Suspeito que a forma de somar as dimensões do produto no carrinho esteja incorreta. Estou tentando explicar para o suporte, mas tenho a impressão que não estão me levando a sério.

exemplo: 7 produtos de dimensão 5x5x5 deve totalizar 125 x 7 = 875cm³ (peso cúbico = 0,15).
    para o frete estar subindo assim do nada, pode ser que esteja sendo calculado 5 (x 7) x 5 (x 7) x 5 (x 7) = 42875cm³, que resulta num peso cúbico de 7,15kg
    aí vc aumenta de 7 produtos para 8 no carrinho que deveria ser 5x5x5 x 8 = 1000cm³ (peso cúbico = 0,17), mas parece que calculam assim 5 (x8) x 5 (x8) x 5 (x8) = 64000cm³, que resulta no peso cúbico de 10,67kg.
    Imagina que esse produto pese 100 gramas. Se calcular desse jeito errado (que parece ser a forma como a xtech calcula), o frete para 7 produtos cobraria na tabela 700 gramas, e para 8 produtos cobraria 10,67kg na tabela por ter ultrapassado os 10kg de cubagem (http://familia.xtechcommerce.com.br/topic/1889/como-calcular-a-cubagem-dos-correios)

• Estou com o mesmo problema no frete. Um item de 2 gramas (com 5 cm de comprimento x 0,2cm de largura) quando adicionado 50 unidades o frete vai para R$1.429,92 no PAC! Pelo que estou vendo, esse problema e descaso está ocorrendo com os clientes Xtech desde agosto deste ano, já se passaram 5 meses e nada de ajustarem esse cálculo. Mudarei de plataforma urgentemente já que esse erro aparenta não ter solução.

• Olá @Thais-Messina, tem como postar um print do problema pra ver o caso?

• @Thais-Messina, pelo código da página do produto (pelo próprio navegador que fiz) eu vi que vc não colocou altura no produto, deixou em branco, isso deve ter elevado o preço, quando eu coloquei uma altura de 3 cm, o frete foi para 111,71 reais PAC.

0_1545060948260_Deepin Screenshot_selecionar área_20181217133532.png

Tem tópico falando que não se pode deixar as dimensões faltando ou em branco que isso vai gerar preços exorbitantes, então deixa preenchido para não dar problema.

OBS: Caso não coloque as dimensões nos produtos, a dimensão não preenchida terá um valor max da dimensão que os correios utiliza, tipo se vc deixar a altura em branco, o valor default será setada, por exemplo, 30 cm e com isso será usada e calculada no frete, resultando valores altíssimos.

• @thiago-faria-costa Caro Thiago, tenho produtos com variação de tamanho e materiais. Na variação existe a opção de marcarmos: usar preço e peso diferente, minha pergunta na hora do calculo do frete ele calcula o que esta no modulo de envio ou pega a informação do peso na variação? Agora em relação ao tamanho do produto na variação não é informada, o que significa que a plataforma busca o tamanho do modulo de envio. Neste caso eu não teria o frete calculado corretamente, pois tenho produtos com 35cm /50cm /80cm / 100cm. Neste caso seria de extrema necessidade que fosse informada o tamanho do produto na variação. Concorda?

• @raina-cabral @littleguy @Luciana-Andrade cheguei a poucas semanas na Xtech e já logo de cara estou enfrentando esse problema que vocês encontraram a meses atrás! conseguiram resolver? trabalho com maquiagens, produto pequenos e leves e qualquer cliente que tenta comprar mais do que 10 produtos vejo que a Xtech soma as dimensões e não o peso - em algumas compras não há opções de frete (pois a dimensão total foi atingida - algo que não deveria ser considerado na soma e, assim, não pode ter frete). Já tentei habilitar a opção de adicionar 2 caixas que tem na configuração, mas aí o frete mais do que duplica, fretes chegam a 200 reais em caixas de menos de 1kg. o que fizeram?? ou nada foi feito??

• Support

@tagstorebeauty Como falei com você no chamado e expliquei a lógica que a plataforma trabalha, vou postar aqui para conhecimento de todos, inclusive com o teste que fiz em sua loja.

Pois é muito importante que todos entendem que existe um padrão para se trabalhar, não conseguiremos criar padrões de acordo com que sua loja vende. o cadastro da dimensão é quem deverá ser feito de acordo com seu produto.

Dimensões: Para um cálculo correto, é obrigatório o cadastro de todas as dimensões de produtos em nossa plataforma, e a plataforma não cria uma caixa para cada produto colocado no carrinho. (salvo, se você ativar a função que falarei no final do texto).

A lógica é a seguinte:

Comprimento; utiliza-se o mínimo de 16cm para qualquer carrinho, caso o comprimento não se altere e o máximo é 105cm
    Largura; utiliza-se o mínimo de 11cm com a mesma lógica do comprimento e com o mesmo tamanho máximo.
    Altura; (A dimensão mais importante) Somamos as alturas de todos os produtos dentro do carrinho, pois a lógica da plataforma é trabalhar com empilhamento dos produtos.
    Peso; (também muito importante) mas o peso até 1kg o cálculo não se altera, somente acima de 1kg que o valor irá começar a ser diferenciado (com relação ao peso, ok?)

Então, vamos a um exercício prático para melhor entendimento.
    Vi que em sua loja você trabalha com produtos de beleza, maquiagem e etc.

Então, imagine que eu vou comprar o produto ÁGUA MICELAR CATHARINE… 5088 ele possui as seguintes dimensões abaixo.

0_1551986658771_f93264a5-a7b3-4e9b-894e-af43bad82805-image.png

0_1551986697808_e7868b27-1e6d-4f85-8f22-99d25b1dcbec-image.png

Vou levar o produto até o carrinho (pois na página de produto em sua loja não há como selecionar diversas unidades, somente no checkout) e selecionarei 4 unidades desse mesmo produto.

De acordo com nosso log (que somente nós temos acesso) a caixa virtual com 4 produtos ficou assim:
    "altura": 20, "largura": 18, "profundidade": 18, "peso": 1,04

Então vamos entender.
    Altura ficou em 20, pois são 4 produtos x 5cm de altura = ok
    Largura e comprimento ficaram com 18cm pois são os respectivos tamanhos de cada produto, eles não são somados, pois fazem parte da criação da caixa. A largura é puxada a do maior produto e colocada como a base da caixa, como todos tem 18cm, a base da caixa (largura) será 18cm e o comprimento (profundidade) tem a mesma lógica.
    Peso ficou 1,04kg pois são 4 produtos x 0,26 gramas = ok

0_1551986732227_0fd03e64-e44a-4a4e-8b42-5965dba64ddf-image.png

Existe um adendo a ser feito na configuração.
    Dentro do nosso módulo dos correios, existe a configuração abaixo que pode ser ativada ou não por você mesmo.
    Para que quando um carrinho ultrapasse os limites dos correios, o restante dos produtos sejam divididos em outra caixa (assim em tese você não perde uma venda grande) porém, vale a explicação que, criando uma nova caixa, é mais um cálculo, de fato uma nova caixa sendo feita. Então, se a primeira caixa deu 20 reais de frete a segunda caixa será somada ao valor, provavelmente retornando 40 reais de frete, pois foram feitas 2 caixas de 20 reais, entende? Alguns clientes podem reclamar do valor alto, caso comprem muitos produtos e você tenha deixado essa opção ativada. Nós só realmente indicamos a utilizar essa opção se tiver uma grande necessidade.

0_1551986749724_bbd657eb-7bc9-413e-9e5e-74f19865af26-image.png

Para concluirmos, o ideal é o cliente entender a lógica da plataforma e trabalhar cadastrando a dimensão de acordo com seu produto. Exemplo: quem vende diversos produtos que cabem em uma caixa só, é só cadastrar as dimensões do próprio produto (e não dá caixa) assim a pessoa vai poder comprar 10 produtos e o cálculo será feito de forma correta e todos os 10 produtos vão ser enviados em uma mesma caixa.

• Support

@faviana Boa tarde, tudo bem?

Se procurou ajuda do nosso suporte, já deve ter recebido uma resposta sobre isso, mas vou explicar por aqui para todos tenham conhecimento.

As variações de um produto foram programadas em nossa plataforma para obedecer um padrão.

Exemplo, Em uma loja de quadros.
    Eu crio o produto chamado quadro 15x15
    Para ter variações desse produto, o ideal é criar variações de cores, estampas e etc, não de tamanho, pois o quadro tem o tamanho de 15x15.

Se eu tenho um quadro de 30x30 por exemplo, eu tenho que criar um produto específico com tamanho 30x30, e seguir a mesma lógica da variação, posso criar de cores, estampas, até estilo ou variação de nome, para ser escrito no quadro.

Não faz sentido eu criar o produto Quadro e criar as variações de tamanhos de quadro, pois na plataforma não programamos as variações para receber dimensões. Você até pode trabalhar dessa forma, mas não aconselhamos, pois poderá ter um cálculo diferente no frete, por causa da variação.

Em uma loja de camisas por exemplo, podem ser utilizados as variações de tamanho P, M, G sem validar dimensões pois em camisas, as dimensões variam apenas alguns CM.

Espero ter ajudado.

• Caro Thiago,

Eu procurei ajuda sobre este tema já faz um tempo, infelizmente os posts mim aqui colocado não são respondidos, aliás o único que me responde é o Charles que considero muito prestativo e eficiente, se a Xtech tivesse 10 Charles o suporte funcionaria perfeitamente. Sua explicação é entendível, mas não compreensível, na hora da contratação tudo ou quase tudo é possível, não encontrei em lugar nenhum, explicação que não posso ter uma variação de tamanho, inclusive em vídeo postado no link: https://ajuda.xtechcommerce.com/guias-e-manuais/catalogo-de-produtos/como-cadastrar-produtos-e-servicos, onde fala que tenho total liberdade para escolher minha variação ( 28' ).
    Para mim sua explicação acima não tem sentido, vocês tem de colocar na plataforma a medida de variação para que o frete seja calculado corretamente.

Infelizmente você nunca consegue me ajudar.

• Support

@faviana Entendo sua colocação, mas entenda que o family é um fórum de troca de conhecimento, não é um sistema de atendimento, o charles é um ótimo colaborador nosso que trabalha como programador front-end, ele separa algum tempo dele para vir ao family ajudar. Como ferramenta de atendimento, nós temos o Intercom dentro do admin de sua loja.

Eu me coloquei a disposição para explicar como o sistema da plataforma trabalha, a lógica de funcionamento é como eu informei e ela funciona de forma correta para todos que trabalham dentro da configuração que ensinamos, entendo que talvez ela não lhe atenda, sendo assim, aqui mesmo no fórum você tem uma área de sugestão de melhoramentos, aonde você sugerir como você gostaria que fosse a lógica da plataforma e assim outros lojistas podem votar se desejam também essa melhoria.

Também concordo com você que deveríamos ter a medida de variação, mas como disse, essas melhorias tem um processo a se seguir. Elas são postadas aqui, outros lojistas votam, ai geramos um relatório para o nosso time de TI estudar a possibilidade e complexidade dessa implementação. E vamos dando feedback de acordo com que o processo vai se desenvolvendo.

• @thiago-faria-costa
    Obrigado pela explicação de forma que funciona a plataforma, embora não seja a lógica correta.

Os produtos que vendo variam muito de tamanho podendo ter 3cm até 14cm em comprimento e largura, a altura de todos é 1cm.
    Atualmente realizo envios em caixas de 18x17x9cm e consigo enviar até 30 itens dependendo do modelo.

Para a plataforma 30 itens dariam 30cm, atraves da sua explicação a plataforma entende que serão todos empilhados e não alocados dentro de uma caixa menor.
    Ok que a medida de altura não altera o valor, mas se torna ainda mais absurdo preencher o campo de dimensões, dentro da configurações de envio e na mesma tela eu use medidas da caixa ( comprimento e largura ) e medida do produto (altura).
    Se eu vendesse bolas de gude, a plataforma entenderia que eu iria empilhar elas uma em cima da outra em uma única coluna? foge a normalidade esse pensamento, e talvez esteja ai muitas confusões porque em qualquer outra plataforma as dimensões de envio, são de envio! não de produtos.

Quando cadastro um produto eu devo colocar a medida da caixa que aquele produto irá, e caso meu cliente compre produtos menores a plataforma usaria como cálculo a medida do maior produto.

Outra coisa que me espanta é o valor do Correio. Os valores praticados de balcão são menores dos oferecidos e calculados automaticamente na plataforma.
    Existem preços até 0,300 gramas e de 0,300 a 1kg. Um envio de um produto de 100 gramas na plataforma Xtech sairia a 75,00 quando na verdade é 69,30.

De qualquer forma a sua explicação funciona, mas ta longe de ser uma lógica.

• Olá @Suporte @Thiago-Faria-Costa

Essa questão do calculo do frete parece não estar bem resolvida ai plataforma segue abaixo o erro que vem ocorrendo na loja ( jovipel.xtechcommerce.com ).

Produto 10090 , junto com o produto 26343 no carrinho.
    0_1556647968328_jovipel.png

5 unidades do produto - Copo Cristal 300ml c/100 Un PIC 300 – Plastilânia equivale a 1 unidade do produto: Copo Cristal 300ml c/500 Un PIC 300 – Plastilânia

Porém, quando eu coloco 5 unidades do produto com 100, junto com outro produto SKU, o frete não se comporta da mesma forma quando coloca 1 unidade do produto com 500 unidades junto com outro SKU. Sendo que teoricamente, o peso e tamanho de 5 com 100 é o mesmo de 1 com 500.

Vou ilustrar para ficar melhor de entender.

Teste com produto de 100 unidades:
    0_1556648016342_jovipel2.png

0_1556648051526_jovipel3.png

Teste com produto de 500 unidades:
    0_1556648113076_jovipel4.png
    0_1556648120954_jovipel5.png

Podem analisar o motivo desses erros por favor.

• @wesley-adao disse em Erro no frete.:

Olá @Suporte @Thiago-Faria-Costa

Essa questão do calculo do frete parece não estar bem resolvida ai plataforma segue abaixo o erro que vem ocorrendo na loja ( jovipel.xtechcommerce.com ).

Produto 10090 , junto com o produto 26343 no carrinho.
    0_1556647968328_jovipel.png

5 unidades do produto - Copo Cristal 300ml c/100 Un PIC 300 – Plastilânia equivale a 1 unidade do produto: Copo Cristal 300ml c/500 Un PIC 300 – Plastilânia

Porém, quando eu coloco 5 unidades do produto com 100, junto com outro produto SKU, o frete não se comporta da mesma forma quando coloca 1 unidade do produto com 500 unidades junto com outro SKU. Sendo que teoricamente, o peso e tamanho de 5 com 100 é o mesmo de 1 com 500.

Vou ilustrar para ficar melhor de entender.

Teste com produto de 100 unidades:
    0_1556648016342_jovipel2.png

0_1556648051526_jovipel3.png

Teste com produto de 500 unidades:
    0_1556648113076_jovipel4.png
    0_1556648120954_jovipel5.png

Podem analisar o motivo desses erros por favor.

@charles Poderia me ajudar com esse bug, por favor.

Log in to reply