Vendas Internacionais, como realizar?

• Support

Primeiro é preciso se ter em mente que vender para o mundo todo requer uma gama de soluções em um escopo extremamente ampla e complexa. Então inicialmente vou me ater aos tópicos principais e vou atualizando essa área conforme o pessoal for interagindo e as discussões ficarem mais profundas. Hoje as funções da Xtech Commerce para venda internacional estão ainda em fase beta, por isso elas são só liberadas mediante solicitação do lojista e ele precisa ter em mente que está com uma solução funcional, mas ainda incompleta.

Cenário Um, venda do Brasil para o Exterior

Pagamento

Poucos meios são aceitos pela Xtech Commerce no momento dessa postagem são:

1. Pagseguro - Funciona para Brasil.
    2. Bcash - Funciona para Brasil.
    3. Mercadopago - Funciona para México, Venezuela, Colômbia, Argentina, Chile e Brasil.
    4. Mundipagg - Funciona para Brasil.
    5. MOIP - Funciona para Brasil.
    6. Boletox - Funciona para Brasil.
    7. Cod - Mundo todo.
    8. Iugu (Boleto) - Funciona para Brasil.
    9. Paypal - Mundo todo.

Os mecanismos internacionais fazem conversão para o valor do pais da pessoa usando o dólar como moeda raiz na maior parte do mundo, então uma loja em português e com preço em real usando ele seria capaz de vender para qualquer lugar. Mas o pagamento nem sempre vai funcionar simples assim, então é preciso configurar a parte de Checkout Internacional (Configurações > Configurações Gerais > Internacional > Mude para Ativo essa função) e pode ser necessário você ativar o suporte a língua inglesa na plataforma (Configurações > Layout/Template > Editar > Extras >
    Ativar troca de Idioma? > Sim), ai você já tem que cadastrar nos produtos e páginas o texto em inglês falando da sua loja, nos produtos e páginas.

Algumas decisões estratégicas merecem ser consideradas aqui se você ativou o segundo idioma. Primeiro por padrão a loja carrega em Português e o segundo idioma é o Inglês para você mudar isso tem que configurar o domínio com um /en no CNAME (Ver Cenário 2 para mais detalhes). O segundo é caso o idioma principal for inglês que você tem que ter domínio compatível, tem que pensar SEO comparativo com o idioma a ser trabalhado e principalmente que você terá que atender clientes nos idioma que você disponibilizar.

Logística

Criar regras para o mundo é algo extremamente complexo, então produtos pesados ou que fariam muito de peso são ideais serem tratados com regras de negócio diferentes. Por exemplo, se você devem 10 produtos de 2kg cada, você consegue facilmente criar uma regra usando o FlatRate. Basta você acessar ele segurar CTRL e ir clicando na lista de países que você irá atender, mas como falei inicialmente é necessário uma simplificação do planejamento de negócio. Lembre-se que no mercado internacional frete grátis é muito mais comum que aqui e o desconto é real.

Cenário dois, Venda para Brasil e Mundo

Esse cenário é mais complexo porque você terá que pensar em algumas soluções que talvez passe por personalização para por exemplo não permitir que os lojistas internacionais tenham acesso ao meio de pagamento que funciona somente no Brasil. Existem muitas formas em código e para quem quer fazer algo totalmente leigo pode usar duas lojas diferentes, cada uma configurada com um objetivo (Brasil/Exterior). Se você for fazer assim, uma das lojas tem que abrir diretamente para que o inglês seja o idioma principal. se você seguir nosso tutorial tem que realizar o passo 2 adicionando um /en depois do seu link na Xtech Commerce (lembre-se que isso só funciona com a função de idioma ativa no Extras do Layout).

CPF - Como configurar a vendas para vender no Brasil e fora do Brasil?

Várias pessoas tiveram dúvidas com relação ao sistema de exigência de CPF no Brasil versus a não existência de CPF fora do Brasil. Como funciona essa questão na Xtech Commerce? Muito simples, se o cliente estiver com a loja em uma língua que não seja português ele não exigirá o CPF. Portanto somente se o cliente selecionar Português no idioma da loja, que será exigido o CPF para a venda ser realizada.

Trabalhando com diferentes moedas na mesma loja

[EM CONSTRUÇÃO]

Essa é uma versão não definitiva. São só possibilidades que já vimos sendo usadas/exploradas por lojistas. O que vocês acham?

• @Jordao-B. Acho que seria uma boa ter mais essa ferramenta usando uma loja só para esses dois tipos de vendas.
    Tem alguma previsão ?
    O Auto Exchange está instalado em minha loja, mas não funciona, tem alguma possibilidade de vocês pelo menos pensarem em colocar essa ferramenta para funcionar?

• Support

@whesleiborges ele funciona com o segundo idioma que você ativar (no caso hoje só o inglês).

• Olá Jordão, veja, pra mim não tem nada de complexo vender para o exterior. Tenho clientes de língua portuguesa que compram meus produtos, só que infelizmente, fora da minha loja. Eles me enviam email solicitando o produto e eu encaminho uma cobrança através do Paypal e pronto, resolvido o meu problema. Ocorre que o maior problema na verdade sao as perdas de vendas que eu tenho, porque muitos clientes que visitam minha loja no exterior acabam não enviando email para nós e simplesmente desistem de comprar.

Acontece que ao meu ver seria muito simples resolver esse problema:

1. Criem uma regra para que quando o cliente selecionar no checkout um país que não seja o Brasil, não exigir o número do CPF e nem o numero do CEP (talvez um campo chamado Codigo Postal).
    2. Criem uma regra para que quando o cliente selecionar no checkout um país que não seja o Brasil, apareça APENAS a opção de pagamento por exemplo via Paypal, que é a forma que uso para receber pagamentos de meus clientes do exterior. Ou seja, nao interessa para a pessoa ver que existe a forma de pagamento pelo MOIP ou por Boleto. Talvez pode até ter a opcao COD disponivel para informar eventualmente dados bancarios para o cliente fazer um deposito, porem na grande maioria de vendas ao exterior que ja fiz foi pelo Paypal.

Enfim, nao acredito que essa mudanca exigiria tanto dispendio assim na parte de programacao, tendo em vista que é simplesmente algo do tipo "se nao brasil", "nao cpf", "nao cep", adiciona "codigo postal".... simples assim, nao??

Acredito que o trabalho maior será na questao da configuracao manual dos valores dos fretes e creio que FLAT RATE table resolveria o problema, mas tambem nao seria muito trabalho pra mim, afinal muitos paises tem praticamente o mesmo valor de frete pela modalidade que normalmente uso dos Correios e nao seria tanto trabalho assim pra eu conseguir colocar os valores na tabela, até porque soa poucos os paises que normalmente vendo meus produtos.

Enfim, se voces conseguirem só fazer essas correcoes bobas de exigencias e manter apenas uma forma de pagamento (paypal) para concluir o pedido, pronto, resolvido o problema, o resto é com a gente, se virar para colocar os valores que quiser para o frete.

Valeu,
    Ricardo

• Support

@tonka3d disse:

1. Criem uma regra para que quando o cliente selecionar no checkout um país que não seja o Brasil, não exigir o número do CPF e nem o numero do CEP (talvez um campo chamado Codigo Postal).

Já é assim.

1. Criem uma regra para que quando o cliente selecionar no checkout um país que não seja o Brasil, apareça APENAS a opção de pagamento por exemplo via Paypal, que é a forma que uso para receber pagamentos de meus clientes do exterior. Ou seja, não interessa para a pessoa ver que existe a forma de pagamento pelo MOIP ou por Boleto. Talvez pode até ter a opcao COD disponivel para informar eventualmente dados bancários para o cliente fazer um deposito, porem na grande maioria de vendas ao exterior que ja fiz foi pelo Paypal.

É exatamente assim que quero fazer, mas nada em checkout é simples de ser implementado.

• Ok Jordao, entendo que isso nao seja algo simples de resolver, mas espero que voces possam resolver isso o quanto antes, porque acredito que nao seja somente minha loja que gostaria de ver esse recurso de vendas ao exterior funcionando perfeitamente. Muito obrigado!

• Oi @Jordao-B

Muito interessante esse tópico!

Quero acrescentar mais duas observações nesse tema.

Observação 1: Essa, na verdade, seria um terceiro cenário e que acontecerá com a minha empresa, por exemplo. É um cenário "Venda para Brasil, porém com troca de idioma". De início meu e-commerce apenas venderá para o Brasil mas será necessário ter uma versão em inglês do site (International Visitors) e, quando o usuário estiver na versão internacional do site, ele apenas poderá visualizar os produtos/descrição etc mas não verá preço e nem terá a opção de compra. Funcionaria mais como um catálogo de produtos. Sei que é possível fazer isso via código mas se essa funcionalidade fosse implementada no admin seria mais bacana (-;

Observação 2: Nos meus testes com a opção de troca de idioma percebi que, se o produto não possui um preço em US$, ele aparece custando US$ 0,00. Seria bacana mostrar o preço em R$ se não houver um valor para US$ e fazer a conversão posteriormente. Também senti falta da opção de segundo idioma nas variações de um produto.

Abraços,
    Carolina

• Support

Tópico original atualizado com informações sobre CPF.

Existe um tópico relacionado a esse assunto http://familia.xtechcommerce.com.br/topic/740/cpf-no-checkout-internacional/2 que te dá mais flexibilidade na questão do CPF.

• @Jordao-B. o tutorial é sobre Configurar O DNS, e não como adicionar o EN

• Prezados,
    Na loja não existe um único metodo de pagamento internacional, tudo é nacional...
    alguma previsão para adicionar?

• Olá Jordão.

Tenho variações cadastradas em alguns produtos com preços diferentes.
    Na opção internacional, eu não consigo alterar o valor da variação, apenas o valor principal.
    Existe a possibilidade de trocar de moeda os valores da variação?

• @jordao-b disse em Vendas Internacionais, como realizar?:

@tonka3d disse:

Já é assim.

Não está funcionando não. Ao tentar criar uma conta no /en ele não da o erro do CPF, porém não registra. Só registra se inserir o CPF.

• Gostamos muito dessa ideia!

• Ao mudar o país na hora do checkout, o campo de cep continua com a máscara do Brasil, impedindo de calcular um frete para outro país.

Log in to reply