Carregamento Frete

• Pessoal,

Alguém aí está tendo problemas com o carregamento da página do carrinho de compras em função do frete?
    Desde que entrei na XTech notei que o frete demora MUITO para ser calculado. As vezes mais de 7 segundos. Algo que com certeza atrapalha na experiência dos clientes.

Fiz alguns testes em sites que usam a VTEX, Loja Integrada e até Iluria e o resultado sempre é bem mais rápido. Especialmente na VTEX e LI.

Alguém sabe dizer o motivo? Estão com essa dificuldade também?

• Ninguém? Aparentemente sou o único "felizardo" então com carregamento de frete em quase 10 segundos =/

• @redutodonerd
    Amigão ja havia visto isso tbm, na minha loja leva uns 8' pra carregar o valor do frete. Só que o suporte não me deu bola...

haha

• Olá pessoal @david, @redutodonerd,
    Fiz umas pesquisas sobre este caso e parece q o problema é no WEBSERVICE dos correio, pois quando fazemos requisições do CEP, fazemos pela URL do site deles q chama os dados do endereço, para o nosso site e então realmente fiz uns testes e ficou da seguinte maneira:

Quando se coloca o CEP pela primeira vez demorou entre 7s e 11s e quando atualiza a página, o formulário do checkout já deu cache e logo a busca do CEP demorou 887ms e quando fiz busca de outros CEPs voltou a demorar por ser outro CEP e fazer a nova requisição de dados e de não salvar no cache. Às vezes mesmo fazendo uma novas requisições ia um pouco rápido, mas a probabilidade é bem pouca.

Eu também vi que no próprio módulo dos correios, nas suas configurações, tem o modo OFFLINE, e isso fez a busca mais rápida, mas tem um "porém", usar isso quando estiver perdendo as vendas ou quando o webservice dos correios CAIR ou dar TIMEOUT, lá também dá os detalhes do processo.

Deve estar havendo alguma coisa coisa com os webservices deles. Pelo jeito é aguardar ver o q eles estão fazendo.

• A minha tb ocorre isso! Tb acho que é a questão dos correios. Tb já havia feito o teste do Offline.

• Correio está um caos, essa que é a verdade. Faz uns dias já que está demorado o cálculo, e se vc usar o mesmo cep para o mesmo produto com intervalos de segundos (calcula, deleta, atualiza a página e refaz), vai ver resultados diferentes, não só no valor mas também nas opções: aqui tem hora que só libera pac, tem hora que só sedex, as vezes os dois.

Estou justamente revisando uns valores para ajustar a minha tabela de contingência (módulo correio offline) e tá bemmmm complicado mesmo.

• @charles beleza....
    @Patricia-Nardi @camiloguimaraes

Aqui esta assim tbm, as vezes exibe só pac, az vezes só sedex.. fiz uns testes no webservice dos correios e como a @Patricia-Nardi falou, ta uma #@$%$#.

mas não tem muito o que fazer, pelo que o @charles falou e pelo que testei o webserver esta meio instavel...

• Support

A solução para essa questão existe em 2 camadas. Vocês podem decidir o melhor caminho.

1 - Se ativarem a função de sempre calcular os fretes usando nossa base de dados (função disponível dentro do módulos dos correios). Você tem isso muito mais rápido, mas depende de que atualizemos e como os correios agora tem mudado preço constantemente podem haver alguns atrasos por causa do volume de combinações de possíveis valores.

2 - Podem usar a www.frenet.com.br que temos integração e é uma solução que assume esse escopo de velocidade de atualização como corebusiness tecnológico.

• Obrigado pelo retorno pessoal. De fato a cada dia que passa os Correios estão mais caóticos. Não tem um dia que eu não receba reclamação de atraso. Vamos torcer para que se resolva em breve.

Só questionei a questão do frete porque não acontece, desta maneira, em outras plataformas, apenas na Xtech. Mas vou continuar utilizando por hora.

Muito obrigado e um ótimo final de semana a todos. Boas vendas!

• Support

@redutodonerd as duas soluções fazem isso não acontecer.

A questão não é a Xtech. Acontece com todas, mas não é sempre, é somente quando tem indisponibilidade. Por exemplo, durante toda a semana que usa Magento ou Wordpress ficou sem função de cálculo de frente, simplesmente por que os correios estavam complemente fora do ar.

A questão de forma geral é bem grave no que tange correios. A grande sacada é termos alternativas e você nunca ficar travado no problema.

• @jordao-b eu entendo. Não fiz teste com a Magento. Fiz com 5 lojas que utilizam VTEX e 3 que usam LI. Todas com cálculo a menos de 2 segundos, por isso meu incômodo. Mas enfim, vamos ver se o sistema dos Correios estabiliza para que volte ao normal. Valeu. Abraços

• Support

@redutodonerd mas isso não é frequente, você identificou em somente um momento isso, correto? Teste novamente na sua loja.

Log in to reply