Google Analytics

• Caros colegas.

Estamos tentando obter análises de resultados sobre uma loja de um cliente.

Configuramos duas metas para o Google Analytics, uma para o cadastro da newsletter e outra para a finalização de compra. Então adicionamos ao site:

$('.cart-actions button').on('click', function(){
        ga('send', 'event', 'Botão', 'comprar');
    });

$('#btn-cadastro-news-popup').on('click', function(){
        ga('send', 'event', 'Botão', 'cadastrar');
    });

Porém as metas não estão sendo contabilizadas. Nossa equipe entrou em contato com o Google, que afirmou ser alguma incompatibilidade com outra meta que já possui no código da plataforma, (que nesse caso é a da própria XTECH, que já vem padrão em cada loja).

Achei meio estranha essa resposta, pois até onde sei posso ter N códigos de acompanhamento no meu site.

Alguém já passou por alguma dificuldade parecida? Se sim, como resolveu?

@Jordao-B @Suporte @Desenvolvimento @gleisonlima @Deza @agenciaroadie @FabricioThePrice

• @Ricardo-Oliveira nos ajude pfvr!

• Pessoal, boa noite.
    Estou com uma dúvida. Preciso configurar um evento para cada categoria no site. Porém dentro da categoria, existe a opção de tags avançadas. Acho que estou sando o código errado ou no lugar errado.

<meta onclick="ga('send', 'event', 'link','click', 'Download clicado');"/>```

• Support

@Raphael-Sarmento infelizmente isso é algo muito específico do google. Dei uma pesquisada na área de suporte do google e encontrei essa meta nesse tutorial: https://developers.google.com/identity/sign-in/web/sign-in, tem até um vídeo em inglês, veja se lhe atende e por favor de retorno aqui ;)

• Support

Desenvolvemos também um tutorial sobre como montar as metas de conversão aqui: https://suporte.xtechcommerce.com/hc/pt-br/articles/115000227303-Configurando-a-opção-Funil-do-Google-Analytics

Por favor sugira melhoramentos para que possamos atender o mais detalhadamente possível.

Uma agencia parceira também elaborou esse post, que é mais técnico e de um assunto complementar: https://metricasboss.com.br/como-instalar-a-tag-de-comercio-eletronico-via-gtm-na-xtech.html

• @Jordao-B o código é de um evento do GA e não de uma Meta. Sou novo com a Xtech, trouxe o site de uma iniciativa da minha esposa pra cá, gostei bastante da plataforma (sou do mercado de ecommerce para grandes corporações), mas sinto uma reticencia BEM grande no time da XTECH de compartilhar informações que sejam realmente valiosas para quem não quer usar uma agencia parceira.

@Johnny-Demarch o problema que eu tenho visto é o seguinte, a xtech usa um código de GA próprio deles, provavelmente por conta dos relatórios que mostram no painel e também para de alguma forma ter controle do incoming / pipe do GMV deles... Por conta disso, o seu tracking code (UA-XXXXXX) é secundário na página. Não sei se é geral, mas pelo menos no nosso site aqui eu tenho 3 UA... 1 é meu, os outros dois só Deus sabe. Já identifiquei o arquivo que eles estão, mas não é editavel, o que torna minha teoria pelo menos válida.

A XTECH usa primeiro o código dela, e depois faz um link pro seu. Seus eventos são mapeados no GA DELES e não no seu... o trecho de código é essa função dentro do head:

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){
    (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o),
    m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m)
    })(window,document,'script','//www.google-analytics.com/analytics.js','ga');
    ga('create', 'UA-GA-XTECHXXX', 'auto', {'allowLinker': true});
    ga('require', 'displayfeatures');
    ga('require', 'linker');
    ga('linker:autoLink', ['XXXXXXX.xtechcommerce.com'] );
    ga('send', 'pageview');

Ela fica maior caso você associe o seu UA dentro do admin da plataforma.

@Jordao-B Desculpe os R$0,02, mas é possível vocês removerem isso da minha instancia? Realmente atrapalha

• @ari-zanuto disse em Google Analytics:

@Jordao-B o código é de um evento do GA e não de uma Meta. Sou novo com a Xtech, trouxe o site de uma iniciativa da minha esposa pra cá, gostei bastante da plataforma (sou do mercado de ecommerce para grandes corporações), mas sinto uma reticencia BEM grande no time da XTECH de compartilhar informações que sejam realmente valiosas para quem não quer usar uma agencia parceira.

@Johnny-Demarch o problema que eu tenho visto é o seguinte, a xtech usa um código de GA próprio deles, provavelmente por conta dos relatórios que mostram no painel e também para de alguma forma ter controle do incoming / pipe do GMV deles... Por conta disso, o seu tracking code (UA-XXXXXX) é secundário na página. Não sei se é geral, mas pelo menos no nosso site aqui eu tenho 3 UA... 1 é meu, os outros dois só Deus sabe. Já identifiquei o arquivo que eles estão, mas não é editavel, o que torna minha teoria pelo menos válida.

A XTECH usa primeiro o código dela, e depois faz um link pro seu. Seus eventos são mapeados no GA DELES e não no seu... o trecho de código é essa função dentro do head:

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){
    (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o),
    m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m)
    })(window,document,'script','//www.google-analytics.com/analytics.js','ga');
    ga('create', 'UA-GA-XTECHXXX', 'auto', {'allowLinker': true});
    ga('require', 'displayfeatures');
    ga('require', 'linker');
    ga('linker:autoLink', ['XXXXXXX.xtechcommerce.com'] );
    ga('send', 'pageview');

Ela fica maior caso você associe o seu UA dentro do admin da plataforma.

@Jordao-B Desculpe os R$0,02, mas é possível vocês removerem isso da minha instancia? Realmente atrapalha

PS: o linker:autoLink é para cross-domain, o ponto todo é ter um GA acima do seu principal, você perde a referencia dentro do que você tem controle

• Solução viável para mapeamento dos eventos é usar o GTM, veja o link http://familia.xtechcommerce.com.br/topic/1460/criando-eventos-do-ga-usando-o-gtm

• Estou acompanhando!