Conversões Repetidas no Analytics



  • Olá pessoal,

    Minha loja ainda está no começo e tenho poucas vendas. Fui entrar no analytics hoje para ver se estavam sendo registradas normalmente as conversões lá (adicionei o script na página order_placed algumas semanas atrás) e me deparei com isso:

    0_1528227254191_Captura de Tela 2018-06-05 às 16.32.31.png

    No período da imagem só teve uma venda de 3 produtos no valor total de 177 reais (59 cada). Por algum motivo, o Analytics registrou como se tivessem sido 3 vendas diferentes de todos os produtos, cada um com quantidade de 3. Podem notar que a receita está triplicada também (531/3 = 177). Alguma ideia do porquê isso aconteceu? Segue imagem do script de conversão:

    0_1528227360637_Captura de Tela 2018-06-05 às 16.35.41.png

    Não tenho certeza se essa dúvida deveria ser postada aqui ou na categoria de desenvolvimento, qualquer coisa só avisar. Grato desde já!



  • Boa tarde @felipelira, tudo certo ?

    E aí resolveu esse problema ?



  • @felipelira disse em Conversões Repetidas no Analytics:

    no valor total de 177 reais (59 cada). Por algum motivo, o Analytics registrou como se tivessem sido 3 vendas diferentes de todos os produtos, cada um com quantida

    Não sei se é exatamente esse, ou se é só esse o motivo, mas quando eu ainda tinha loja em outra plataforma o suporte de lá me explicou que se o cliente por exemplo salvar a página de confirmação da venda e depois acessar novamente, o google conta mesmo como 2 conversões.

    Na Xteh eu fiz o teste na minha loja: fiz um pedido e salvei a página de confirmação (a order_placed) como um favorito. Depois de meia hora acessei por ela e de fato o google considerou como se fosse uma nova conversão. No dia seguinte acessei novamente e ele mais uma vez contou aquele acesso como sendo outra conversão.

    Há um tempo atrás a xtech mandou um comunicado informando que tinham conseguido (sei lá como) ajustar isso pra que não duplicasse as conversões, mas algumas vezes passa viu.

    Não dá pra levar o valor de conversão do analytics muito ao pé da letra pq as vezes dá uns errinhos.


  • Maker

    Comigo aconteceu o mesmo! Muito frustante!



  • @luciana-andrade Conseguiu resolver? Estou com o mesmo problema e já pesquisei tudo, mas não sei como resolver.



  • Descobri o pq.

    O código interno da função order_placed_widget() já contém um script que contabiliza a transação para o ecommerce, se vc habilitou o google analytics nas configurações da loja (ecossistema).

    Assim, se vc coloca um código a mais para mensurar a transação (como o post original aqui) vai medir 2x.

    Um pequeno problema é que a contabilização é para o plugin antigo do google analytics, o que faz com que as transações fiquem um pouco inconsistentes com o relatório de funil de conversões (não conta as sessões com transação no fim do funil mas contabiliza a venda).

    Ao chamar a função mencionada, o código a ser chamado está aqui:

    https://github.com/xtechcommerce/developer-kit/blob/master/app/bs3/checkout/order_placed.html#L97

    (a linha é a parte relevante para o google analytics).


  • Maker

    @coisasdediva Sim, já foi resolvido com o código que o Charles criou. Pega ele aí e cola no seu site.

    <script>
    	$(function(){
    		setTimeout(function(){
    			update_page();			
    		}, 30000);
    	});
    
    	function update_page(){
    		location.reload();			
    	}
    </script>
    


  • @luciana-andrade Gostaria de entender se a solução do problema para evitar transações duplicadas no analytics é:

    1. Colocar o código <script>$(function(){setTimeout(function(){update_page();}, 30000);});function update_page(){location.reload();}</script> na página? E em que página seria?

    ou

    1. Colocar {% if not is_local() %} no template order_placed.html com o código do analytics commerce dentro do IF?


  • Olá @almeida-is, segue nesse tutorial http://familia.xtechcommerce.com.br/topic/2136/google-analytics que mostra como deve ser colocado o código e o passo-a-passo.