Conversões Repetidas no Analytics

• Olá pessoal,

Minha loja ainda está no começo e tenho poucas vendas. Fui entrar no analytics hoje para ver se estavam sendo registradas normalmente as conversões lá (adicionei o script na página order_placed algumas semanas atrás) e me deparei com isso:

0_1528227254191_Captura de Tela 2018-06-05 às 16.32.31.png

No período da imagem só teve uma venda de 3 produtos no valor total de 177 reais (59 cada). Por algum motivo, o Analytics registrou como se tivessem sido 3 vendas diferentes de todos os produtos, cada um com quantidade de 3. Podem notar que a receita está triplicada também (531/3 = 177). Alguma ideia do porquê isso aconteceu? Segue imagem do script de conversão:

0_1528227360637_Captura de Tela 2018-06-05 às 16.35.41.png

Não tenho certeza se essa dúvida deveria ser postada aqui ou na categoria de desenvolvimento, qualquer coisa só avisar. Grato desde já!

• Boa tarde @felipelira, tudo certo ?

E aí resolveu esse problema ?

• @felipelira disse em Conversões Repetidas no Analytics:

no valor total de 177 reais (59 cada). Por algum motivo, o Analytics registrou como se tivessem sido 3 vendas diferentes de todos os produtos, cada um com quantida

Não sei se é exatamente esse, ou se é só esse o motivo, mas quando eu ainda tinha loja em outra plataforma o suporte de lá me explicou que se o cliente por exemplo salvar a página de confirmação da venda e depois acessar novamente, o google conta mesmo como 2 conversões.

Na Xteh eu fiz o teste na minha loja: fiz um pedido e salvei a página de confirmação (a order_placed) como um favorito. Depois de meia hora acessei por ela e de fato o google considerou como se fosse uma nova conversão. No dia seguinte acessei novamente e ele mais uma vez contou aquele acesso como sendo outra conversão.

Há um tempo atrás a xtech mandou um comunicado informando que tinham conseguido (sei lá como) ajustar isso pra que não duplicasse as conversões, mas algumas vezes passa viu.

Não dá pra levar o valor de conversão do analytics muito ao pé da letra pq as vezes dá uns errinhos.

• Maker

Comigo aconteceu o mesmo! Muito frustante!

• @luciana-andrade Conseguiu resolver? Estou com o mesmo problema e já pesquisei tudo, mas não sei como resolver.

• Descobri o pq.

O código interno da função order_placed_widget() já contém um script que contabiliza a transação para o ecommerce, se vc habilitou o google analytics nas configurações da loja (ecossistema).

Assim, se vc coloca um código a mais para mensurar a transação (como o post original aqui) vai medir 2x.

Um pequeno problema é que a contabilização é para o plugin antigo do google analytics, o que faz com que as transações fiquem um pouco inconsistentes com o relatório de funil de conversões (não conta as sessões com transação no fim do funil mas contabiliza a venda).

Ao chamar a função mencionada, o código a ser chamado está aqui:

https://github.com/xtechcommerce/developer-kit/blob/master/app/bs3/checkout/order_placed.html#L97

(a linha é a parte relevante para o google analytics).

• Maker

@coisasdediva Sim, já foi resolvido com o código que o Charles criou. Pega ele aí e cola no seu site.

<script>
    	$(function(){
    		setTimeout(function(){
    			update_page();			
    		}, 30000);
    	});

function update_page(){
    		location.reload();			
    	}
    </script>

• @luciana-andrade Gostaria de entender se a solução do problema para evitar transações duplicadas no analytics é:

1. Colocar o código <script>$(function(){setTimeout(function(){update_page();}, 30000);});function update_page(){location.reload();}</script> na página? E em que página seria?

ou

1. Colocar {% if not is_local() %} no template order_placed.html com o código do analytics commerce dentro do IF?

• Olá @almeida-is, segue nesse tutorial http://familia.xtechcommerce.com.br/topic/2136/google-analytics que mostra como deve ser colocado o código e o passo-a-passo.