Vendas Internacionais, como realizar?



  • Olá Jordão, veja, pra mim não tem nada de complexo vender para o exterior. Tenho clientes de língua portuguesa que compram meus produtos, só que infelizmente, fora da minha loja. Eles me enviam email solicitando o produto e eu encaminho uma cobrança através do Paypal e pronto, resolvido o meu problema. Ocorre que o maior problema na verdade sao as perdas de vendas que eu tenho, porque muitos clientes que visitam minha loja no exterior acabam não enviando email para nós e simplesmente desistem de comprar.

    Acontece que ao meu ver seria muito simples resolver esse problema:

    1. Criem uma regra para que quando o cliente selecionar no checkout um país que não seja o Brasil, não exigir o número do CPF e nem o numero do CEP (talvez um campo chamado Codigo Postal).
    2. Criem uma regra para que quando o cliente selecionar no checkout um país que não seja o Brasil, apareça APENAS a opção de pagamento por exemplo via Paypal, que é a forma que uso para receber pagamentos de meus clientes do exterior. Ou seja, nao interessa para a pessoa ver que existe a forma de pagamento pelo MOIP ou por Boleto. Talvez pode até ter a opcao COD disponivel para informar eventualmente dados bancarios para o cliente fazer um deposito, porem na grande maioria de vendas ao exterior que ja fiz foi pelo Paypal.

    Enfim, nao acredito que essa mudanca exigiria tanto dispendio assim na parte de programacao, tendo em vista que é simplesmente algo do tipo "se nao brasil", "nao cpf", "nao cep", adiciona "codigo postal".... simples assim, nao??

    Acredito que o trabalho maior será na questao da configuracao manual dos valores dos fretes e creio que FLAT RATE table resolveria o problema, mas tambem nao seria muito trabalho pra mim, afinal muitos paises tem praticamente o mesmo valor de frete pela modalidade que normalmente uso dos Correios e nao seria tanto trabalho assim pra eu conseguir colocar os valores na tabela, até porque soa poucos os paises que normalmente vendo meus produtos.

    Enfim, se voces conseguirem só fazer essas correcoes bobas de exigencias e manter apenas uma forma de pagamento (paypal) para concluir o pedido, pronto, resolvido o problema, o resto é com a gente, se virar para colocar os valores que quiser para o frete.

    Valeu,
    Ricardo


  • Support

    @tonka3d disse:

    Acontece que ao meu ver seria muito simples resolver esse problema:

    1. Criem uma regra para que quando o cliente selecionar no checkout um país que não seja o Brasil, não exigir o número do CPF e nem o numero do CEP (talvez um campo chamado Codigo Postal).

    Já é assim.

    1. Criem uma regra para que quando o cliente selecionar no checkout um país que não seja o Brasil, apareça APENAS a opção de pagamento por exemplo via Paypal, que é a forma que uso para receber pagamentos de meus clientes do exterior. Ou seja, não interessa para a pessoa ver que existe a forma de pagamento pelo MOIP ou por Boleto. Talvez pode até ter a opcao COD disponivel para informar eventualmente dados bancários para o cliente fazer um deposito, porem na grande maioria de vendas ao exterior que ja fiz foi pelo Paypal.

    É exatamente assim que quero fazer, mas nada em checkout é simples de ser implementado.



  • Ok Jordao, entendo que isso nao seja algo simples de resolver, mas espero que voces possam resolver isso o quanto antes, porque acredito que nao seja somente minha loja que gostaria de ver esse recurso de vendas ao exterior funcionando perfeitamente. Muito obrigado!



  • Oi @Jordao-B

    Muito interessante esse tópico!

    Quero acrescentar mais duas observações nesse tema.

    Observação 1: Essa, na verdade, seria um terceiro cenário e que acontecerá com a minha empresa, por exemplo. É um cenário "Venda para Brasil, porém com troca de idioma". De início meu e-commerce apenas venderá para o Brasil mas será necessário ter uma versão em inglês do site (International Visitors) e, quando o usuário estiver na versão internacional do site, ele apenas poderá visualizar os produtos/descrição etc mas não verá preço e nem terá a opção de compra. Funcionaria mais como um catálogo de produtos. Sei que é possível fazer isso via código mas se essa funcionalidade fosse implementada no admin seria mais bacana (-;

    Observação 2: Nos meus testes com a opção de troca de idioma percebi que, se o produto não possui um preço em US$, ele aparece custando US$ 0,00. Seria bacana mostrar o preço em R$ se não houver um valor para US$ e fazer a conversão posteriormente. Também senti falta da opção de segundo idioma nas variações de um produto.

    Abraços,
    Carolina


  • Support

    Tópico original atualizado com informações sobre CPF.

    Existe um tópico relacionado a esse assunto http://familia.xtechcommerce.com.br/topic/740/cpf-no-checkout-internacional/2 que te dá mais flexibilidade na questão do CPF.



  • @Jordao-B. o tutorial é sobre Configurar O DNS, e não como adicionar o EN



  • Prezados,
    Na loja não existe um único metodo de pagamento internacional, tudo é nacional...
    alguma previsão para adicionar?



  • Olá Jordão.

    Tenho variações cadastradas em alguns produtos com preços diferentes.
    Na opção internacional, eu não consigo alterar o valor da variação, apenas o valor principal.
    Existe a possibilidade de trocar de moeda os valores da variação?



  • @jordao-b disse em Vendas Internacionais, como realizar?:

    @tonka3d disse:

    Acontece que ao meu ver seria muito simples resolver esse problema:

    1. Criem uma regra para que quando o cliente selecionar no checkout um país que não seja o Brasil, não exigir o número do CPF e nem o numero do CEP (talvez um campo chamado Codigo Postal).

    Já é assim.

    Não está funcionando não. Ao tentar criar uma conta no /en ele não da o erro do CPF, porém não registra. Só registra se inserir o CPF.



  • Gostamos muito dessa ideia!



  • Ao mudar o país na hora do checkout, o campo de cep continua com a máscara do Brasil, impedindo de calcular um frete para outro país.