E-mails automáticos

• Quero começar minha loja virtual com o pé direito, e acho o marketing e interação com o cliente muito importantes. Eu gostaria de saber se algumas dessas coisas que eu gostaria de fazer são possíveis com o xtech:

• Ao um cliente se registrar, recebe automaticamente um e-mail (que pode ser, por exemplo, cadastro@minhaloja.com), com uma mensagem pré-feita por mim.

• Quando um cliente realizar a compra (ou clicar em confirmar pedido), receber um e-mail pré-feito por mim, contendo uma mensagem pré-definida por mim, e como alguns elementos (por exemplo: receberá um e-mail de compras@minhaloja.com, com o método de pagamento dele (ou a exibição do boleto, caso ele tenha optado por boleto) e os itens que ele comprou + a mensagem pré-definida por mim)

• Cliente receber um e-mail assim que um sistema que possa ter ou não na xtech detecte que o pedido chegou no destinatário (essa eu nem acho tão importante, mas acho que seria legal se tivesse).

Então, eu gostaria de saber se são possíveis essas coisas que citei, e se sim, se tem um tutorial ou algo do tipo que ensine isso.

• Support

@gugastore Boa tarde.

Temos todas essas opções na Xtech Commerce.

Você já possui loja?
    Acessa seu admin > engrenagem > controle de mensagens.
    Dentro dessa opção existem todas as mensagens "padrão" e que podem ser personalizadas por você.

1- Mensagem "Recebemos seu cadastro"

2- Mensagem "Recebemos o seu pedido"

3- Essa opção somente que o envio não é automático.
    Existe a opção dentro de engrenagem > configurações gerais > automações.

"MARCAR ENTREGUE AUTOMATICAMENTE"

Usar os Correios como gatilho
    Se você usa o rastreamento dos Correios.

Você deixa como "sim", assim que os correios atualizarem a entrega, vão notifica a plataforma, que vai trocar o status do pedido para entregue, mas o envio dessa notificação você deverá criar e envia manualmente.

• Obrigado pela resposta! E quanto aos e-mails personalizados? Vi que os planos disponibilizam, mas tem como escolher qual e-mail personalizado vai mandar determinadas mensagens automáticas? @Thiago-Faria-Costa

• Support

@gugastore Boa tarde.

Você pode contratar o plano conosco e nos passar quais nomes de e-mais você vai querer. Porém, os e-mails de sua loja são disparados pelo "e-mail principal da loja" que você configura na engrenagem > configurações gerais > preferências.

• @thiago-faria-costa disse em E-mails automáticos:

@gugastore Boa tarde.

Temos todas essas opções na Xtech Commerce.

Você já possui loja?
    Acessa seu admin > engrenagem > controle de mensagens.
    Dentro dessa opção existem todas as mensagens "padrão" e que podem ser personalizadas por você.

1- Mensagem "Recebemos seu cadastro"

2- Mensagem "Recebemos o seu pedido"

3- Essa opção somente que o envio não é automático.
    Existe a opção dentro de engrenagem > configurações gerais > automações.

"MARCAR ENTREGUE AUTOMATICAMENTE"

Usar os Correios como gatilho
    Se você usa o rastreamento dos Correios.

Você deixa como "sim", assim que os correios atualizarem a entrega, vão notifica a plataforma, que vai trocar o status do pedido para entregue, mas o envio dessa notificação você deverá criar e envia manualmente.

tirando uma duvida aqui..

o sistema do correio avisa a xtech onde o status do pedido troca, e mesmo assim preciso enviar manualmente esse email ???

• Support

@diegosantoss Bom dia.
    Não entendi sua pergunta, o único status que o correios avisa a Xtech (e que você deve ativar no seu admin) é quando o pedido é entregue.

Na Xtech você troca o pedido no seu admin para "enviado" depois de postar a encomenda e envia o código de rastreio para o cliente na mesma função da plataforma.

• @diegosantoss

Quando o pedido chega ao cliente este não recebe e-mail. Apenas o status troca automaticamente na plataforma para ENTREGUE. O que vai automático na sequência, é o pedido de depoimento, cujo prazo você pode escolher.

• @thiago-faria-costa

Thiago, aproveitando o gatilho aqui no assunto sobre mensagens automáticas, gostaria de fazer uma sugestão, mas antes estou pesquisando pra ver se existe de fato esta funcionalidade e eu desconheço.

Esse recurso de mensagens padrão é super bacana e já personalizei uma relação extensa lá. Mas pelo que observei, a gente só consegue enviar as mensagens padrão através do pedido de compra né? Poderiam habilitar este recurso para envio através do cadastro do cliente.

Tenho umas mensagens lá cujo conteúdo se destina a clientes cadastrados que ainda não realizaram compra, e não queria enviar por email a parte, queria enviar pela plataforma mesmo.

Pelo que vi, hoje não é possível fazer isso ne? Só dá pra enviar entrando no pedido mesmo?