Cadastro de variações

• Bom dia, pessoal.

Estou trabalhando com produtos com uma grande quantidade de variações, como podem ver na imagem em abaixo.
    0_1522241968001_variacoes.jpg

Para dar todas essas opções ao cliente, foram cadastradas 16 variações nesse produto. E o pior é que terei outras opções para serem cadastradas.

Existe alguma forma de criar um cadastro único de variações para ser usado em todos os produtos? No meu caso, todos os produtos da loja terão exatamente as mesmas variações.

Ou ainda, teria alguma forma de importar uma tabela .csv ou .xls com as variações para o produto? Nem que tenha que ser feita a importação para cada um dos produtos.

Na minha opinião, esse tipo de recurso é imprescindível para uma plataforma de ecommerce.

@Jordao-B Alguma sugestão de outra forma para cadastrar as variações?

Obrigado.

• Pessoal da XTech, alguma dica sobre essa questão?

@Jordao-B Estive testando algumas outras plataformas e encontrei uma que, você cadastra as variações e o sistema gera as combinações para você com um clique. É uma dica para ser implementada no futuro.

Preciso de uma solução / dica / sugestão com urgência.

• Support

@sergionovelli cadastro único não, mas você pode duplicar os produtos. Só clicar na setinha para "baixo" que tem ao lado do botão Salvar dentro do cadastro de produto e clicar me Duplicar.

• @Jordao-B Sua dica é válida para os futuros produtos que serão cadastrados. Ok.

Mas e para os produtos já cadastrados aos quais estou adicionando as variações?
    Uma solução possível, já que não há como fazer pela plataforma, seria eu repassar à vocês uma tabela xls ou csv com as variações para que façam a importação diretamente via banco de dados... Isso seria possível? Me dê as orientações necessárias que preparo a planilha de importação.

Não tenho como cadastrar manualmente quase 600 registros de variações... não há tempo hábil pra isso! Tem que haver alguma forma mais eficiente e eficaz.

• Support

@sergionovelli uma tabela não permite fazer correlação com coisas já cadastradas. Posso tentar indicar uma empresa que faça isso manualmente para você e cobre barato, mas uma vez já feito, o escopo de possibilidade de solução fica restrito.

• @Jordao-B
    Trabalho a mais de 15 anos com TI, desenvolvimento e análise de sistemas, e sei que é possível fazer isso. Inclusive, já fiz importações diretamente por banco de dados para resolver problemas parecidos de clientes.

Não vou aceitar uma pessoa ou empresa desconhecida trabalhando no meu e-commerce e muito menos vou pagar por algo que deveria já estar implementado e disponível numa plataforma que se posiciona como uma das melhores no país. Sou obrigado a exigir que seja oferecida uma solução condizente com esse posicionamento.

Eu realmente não quero ter que migrar tudo o que já fiz e muito menos quero ter que ir buscar na justiça a recuperação dos investimentos que fiz com vocês.

É inadmissível que, a cada vez que resolver oferecer uma nova variação de produto na minha loja, tenha que apagar todos os cadastros já feitos e recomeçar do zero para usar o recurso de "duplicar produto", como sugeriu.

Por favor, reveja com sua equipe sobre a solução de importação que sugeri anteriormente. Tenho certeza que é possível fazer essa importação.

• Support

@sergionovelli com conhecimentos avançados você pode utilizar a API para realizar os cadastros. Mas requererá um bom trabalho de desenvolvimento.

Como você é um profissional de TI entende não mexeremos no BD de uma plataforma com quase 40 mil lojas criadas por questões de segurança e estabilidade. Qualquer erro humano geraria um enorme impacto.

Segue documentação da API: https://public-docs-xtech-commerce.readme.io/reference

• @Jordao-B
    Se eu quisesse trabalhar com desenvolvimento, não teria contratado a XTech e sim teria desenvolvido minha própria plataforma de ecommerce. Não pretendo gastar tempo desenvolvendo soluções para minha loja, uma vez que contratei e estou pagando para ter os recursos necessários na vossa plataforma.

Compreendo perfeitamente que não seja possível mexerem em um BD com quase "40 mil lojas" - se é que isso é verdade. O que não compreendo é porque vocês usam um único BD para todas essas lojas, uma vez que já existem recursos avançados de sincronização entre BDs e, poderiam perfeitamente ter um BD para cada loja.

Esta estrutura que utilizam com certeza é a origem de muitos problemas ocorridos com os lojistas. Mas tudo bem.

Eu não deveria, pois não estou ganhando para pensar por vocês, mas vou lhes dar uma sugestão que não vai requerer alterar estrutura de banco de dados. Segue nos próximos posts.

• Sugestão 01:

• Na tela de variações do produto, poderiam criar um botão para duplicar as variações criadas em outro produto. Ao clicar nesse botão, uma janela pop-up poderia se abrir para que seja escolhido de qual produto desejo copiar as variações.

Assim, faria o cadastro manual de todas as variações necessárias em um único produto e poderia duplicá-las nos demais já cadastrados.

• Sugestão 02:

• Vi em outra plataforma que, ao criar as opções de variações assim como criamos na XTech, basta clicar em um botão e são geradas automaticamente todas as variações possíveis. Essa plataforma em questão é limitada a apenas 03 variações.

Que tal pensarem numa solução SUPIMPA como esta para todas as suas "40 mil lojas"? Tenho certeza que muitos lojistas ficarão felizes e quem sabe vocês mereçam o prêmio da ABCOMM de melhor plataforma de e-commerce do país.

Tenham pelo menos o mínimo de trabalho em analisar a viabilidade técnica de ambas as sugestões.

• Support

@sergionovelli obrigado pelas sugestões, vou repassar ao time de tecnologia para futuras implementações.

• Se for possível, dê uma certa urgência. É o que resolveria meu problema com as variações.