Envio de emails não funciona

• Pessoal, só eu que tenho esse problema ou é normal. Há muitos dias que meu envio de emails para status dos pedidos não está funcionando e os clientes reclamando. Abri chamado, mas com essa nova plataforma de solução parece que está demorando mais que anteriormente.

• Support

@emme isso normalmente acontece com quem usa email @gmail (ou outro servidores gratuitos). Outra questão é fazer email marketing de forma errada, gerando bloqueio do seu domínio ou penalidade no mesmo.

OBS.: Email mkt não tem relação com as informações da plataforma, estou me referindo a ferramentas de terceiros.

Dica: http://multirbl.valli.org/dnsbl-lookup/ esse site permite você ver se está em blacklists.

• Oi @jordao-b , verdade, uso o yahoo mail (Já tentaram deixar um warning a respeito disso no campo de "controle de mensagens"? vai ver tem mais gente com o problema e nem sabe). Mas não digo do email marketing pq ainda não utilizei essa opção da plataforma. Digo mesmo é a respeito dos emails de envio automático de informações do pedido (cancelamento, confirmação, rastreio, etc) que ao meu ver tem de ter uma confiabilidade de mais de 95%.

Em sua opinião como posso resolver isso? Fiz alguns testes com um pedido pra mim mesmo e não recebi nenhum dos emails. E isso tem sido determinante pq 60% dos meus casos de cancelamento por boleto são causado por perda/falta do boleto ou de um aviso do vencimento. Eu envio emails pela plataforma, mas os clientes nunca recebem... e eu perco a venda. Dê uma olhada nas minhas últimas vendas de boleto... o cancelamento está superior a 40% e isso pq se eu quiser alguma comunicação com o cliente, tenho que entrar no email, copiar e colar endereço, texto, pedido, formatar e enviar. Mas basta um gapzinho de nada e a gente perde o timing e perde a venda.... sendo que tem a ferramenta pra isso na plataforma

tenho formulário de pesquisa para analisar isso e a maioria é categórica em dizer que esqueceu do prazo. Uma parte bem pequena desiste mesmo da compra.

gostaria muito de resolver, mas meu chamado tá enroscado em relação a isso.

Se é minha falta, como posso resolver em seu modo de entender? um servidor de email pago, isso? Vcs tem? Indica algum confiável?

• Toda semana recebo e-mail de cliente também perguntando se o pedido já foi postado sendo que eu já atualizei o status para "enviado" alguns dias antes e mandei a notificação. Também não tenho ideia do que possa ser, mas incomoda bastante não saber se os clientes estão ou não recebendo nossos avisos.

• Support

@emme temos uma taxa de entrega de 99,98%. Se existe uma falha, está localizado em um dos seguintes pontos:

1 - Email free (google, yahoo, bol... e afins).
    2 - Email usado para email marketing sem opt-in (esse é um termos técnico que vale pesquisar a respeito)
    3 - Ter sido pego em um spamtrap, honeycomb ou ferramentas de detecção.

Solução:

1 - O email principal da loja só deve ser usado como email principal da loja e para comunicação normal (diálogos normais, sem uso de ferramentas ou envio superior a 500 emails por dia).
    2 - O email utilizado tem que ser diferente do email principal da loja e para quem tem uma estrutura maior é bom até ter um domínio secundário só para isso.
    3 - Respeitar a rigor todas as normas de email marketing caso o email principal da loja vá ser usado para esse fim.
    4 - Ter um domínio próprio, pago, preferencialmente .com.br ou .com. Que são as extensão para email comercial mais aceitas.

Estou movendo esse tópico para a área de dúvidas por não ser um bug da plataforma.

• @jordao-b eu acho que é bug. Não faço mail marketing... enfim... acho que vou sair da plataforma. é tudo muito confuso e de interface difícil... só gostaria que o envio de informações do pedido funcionasse, mas isso parece ser muito mais complicado que pensei.

• @emme disse em Envio de emails não funciona:

@jordao-b eu acho que é bug. Não faço mail marketing... enfim... acho que vou sair da plataforma. é tudo muito confuso e de interface difícil... só gostaria que o envio de informações do pedido funcionasse, mas isso parece ser muito mais complicado que pensei.

@Jordao-B dá uma orientação aí irmão... Quero muito resolver este problema de emails tá muito difícil. Não sei como resolver isso... Onde configuro uma conta melhor, como que faz brother...? dá uma força por favor...

• @Jordao-B só explica pra mim isso abaixo que a sua resposta acima não consegui alcançar.

1 - Não estou com problema em email marketing, porque não uso essa ferramenta ainda. Estou falando dos emails automáticos dos pedidos. Onde configuro servidor de envio dessas coisas?

2 - Meus clientes não estão recebendo as respostas automáticas e quero resolver isso. É módulo? tem que comprar um pacote a parte? tem que mudar para servidor Z? Abri chamado e ninguém responde isso...

Quero apenas uma ajuda, nada mais.... :-.(.

• Support

@emme Bom dia, tudo bem?

Simplificando o que o Jordão explicou, é que você utiliza um e-mail "free" como principal da loja e esses e-mails (hotmail, yahoo, bol e etc) tem baixa entregabilidade.
    O ideal seria você ter um e-mail profissional, que você pode contratar conosco ou por qualquer hospedagem que ache melhor.

Olhando a sua loja eu percebi uma pequena questão que também pode estar causando esse problema.
    No e-mail principal da loja você inseriu com um (.) PONTO no final, já retirei pra você.

Deixei um print abaixo pra você ver como estava com um PONTO no final, isso também poderia gerar o problema. Mas ainda assim lhe aconselho a ter um e-mail profissional em sua loja.

0_1521468897531_screenshot-lisandra-nanya-atelie.xtechcommerce.com-2018.03.19-11-11-18.png

• Oi @thiago-faria-costa , obrigado pela resposta e pelo conserto. Não coloquei esse ponto lá... muito menos escrevi invertido "bryahoo.com" pq a terminação que sempre usei foi "yahoo.com.br" Mas continuo sem compreender em como resolver.

1 - Não coloquei senha minha do email ou qualquer dado de servidor SMTP para a plataforma poder gerar e-mails em nome de minha conta no Yahoo, logo, não é possível culpar o Yahoo pelas entregas incorretas, pq não é a minha conta que está enviando. Simplesmente escrever o meu email lá naquele campo não dá autoridade de envio. Se o servidor da XTech faz isso, acredito que seja irregular e deve violar alguma regra a respeito de envio de emails pq o remetente não é genuíno e isso se parece prática de spam. Talvez por isso eu tenha problemas constantes "NOS ENVIOS" pela plataforma. (?????)

2 - O Yahoo não está bom não. Eu tenho enviado e-mails e não estão chegando e também estou com dificuldades de receber. Mas isso é quando estou logado na minha conta de yahoo e envio algo. Mas os emails de informações de pedidos não saem do yahoo. (????)

3 - O envio de emails de status do pedido tem sofrido intermitência, ou seja, ele envia, mas não todos. Eu acredito que esteja entregado em torno de 20 ou 30%. Está deixando de enviar em torno de 70% dos emails de status.

Logo, @Thiago-Faria-Costa eu fico sem entender o que está acontecendo. O que estou usando hoje é Yahoo gratuito como? Isso está dando um nó na minha cabeça. Se ele está enviando emails a respeito dos pedidos hoje, qual servidor SMTP ele está usando? Se eu contratar de vocês o servidor irá mudar em alguma coisa?

• Estou com um cliente que os emails não são entregues também.
    O email dele é o email com o dominio da loja, emails de pedido até são entregues, mas as alterações de Status e campanhas de carrinho abandonado entre outras simplesmente não são entregues.

• @emme Um domínio profissional vai melhorar muito, mas muito mesmo seus serviços de e-mail, sem contar que com endereço de e-mail @xxx.com.br vai parecer mais profissional para seu público alvo.

• Support

@emme no final da resposta do @Thiago-Faria-Costa ele colocou um print do campo para estava escrito. Ele fez a correção, por isso ao acessar você não encontrará mais escrito errado.

Qual seu email de saída? Posso fazer uma análise do problema do seu domínio/email.

Agora o que o @sergionovelli falou é obrigatório para não se ter problema. Usar free simplesmente não funciona em escala. Literalmente! Não tem gambiarra... a cada venda que você fizer menor a chance dos seus emails serem entregues. Porque está disparando massivamente com um email impróprio.

@NoxSolucoes tenta trazer informações para análise, com o que você escreveu não dá nem para ter a mais remota ideia para analisarmos. Qual loja? Qual email? Qual o email que não recebeu?

• Support

@noxsolucoes É só enviar um chamado para suporte@xtechcommerce.com.br informando a loja e qualquer maior informação, que nosso time irá analisar.