Pixel Facebook (Anúncio Dinâmico de Produtos)



  • Bom dia, estou repostando aqui uma dúvida que encaminhei ao suporte pois, acredito que esta seja extremamente pertinente a todos que estejam tentando realizar um anúncio dinâmico de produtos pelo facebook...

    Preciso realizar anúncios dinâmicos no facebook e necessito de uma orientação mais técnica para fazê-lo corretamente na plataforma xtech...

    Já estão configurados corretamente o meu link para o feed de produtos de minha loja (usei o mesmo do google shopping) e meus eventos de conversão dentro da plataforma xtech (adicionar ao carrinho e finalizar compra). Porém, para que eu possa fazer anúncios dinâmicos, o Facebook exige que eu informe dois parâmetros em meu pixel (tanto no evento de 'adicionar ao carrinho' quanto no de 'conversão'), que são os parâmetros: content_id e content_type

    Não encontrei nenhum guia ou tutorial da xtech que pudesse me esclarecer quais deveriam ser os valores destes campos... Sei que o content_type poderia ser 'product' ou 'product_group' (conforme documentado pelo facebook), porém, não faço nem ideia de qual seria o valor correto para content_id, pois este depende exclusivamente da plataforma. Por gentileza, peço que me auxiliem com quais deveriam ser o valores corretos para preenchimento destes campos em minha loja xtech.

    Obrigado pela atenção!

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  • Support

    @felipegarcia1601 siga esses passos:

    1 - Retire esse código dos campos que você inseriu.
    2 - Acesse Configurações :gear: > Integrações/API > Facebook > Preencha o campo "Pixel ID" com o ID do seu Pixel.



  • Funciona até em mobile? Ou preciso colocar o pixel mobile na mão?



  • @will disse em Pixel Facebook (Anúncio Dinâmico de Produtos):

    Funciona até em mobile? Ou preciso colocar o pixel mobile na mão?

    Fiz um teste e ficou tudo bem integrado, ficou ótimo, parabéns ao time ai!

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  • Support

    @will show!!! =)



  • Boa tarde, uma dúvida adicional. Eu usava antes o pixel na mão, peguei a documentação deles, e coloquei em página por pagina. Desktop e Mobile.

    Apareceu um aviso aqui adicional que não tinha antes, sabem me dizer sobre?

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  • Support

    @will não sei. Tem que ver o que está faltando segundo a interpretação do Facebook.

    Porque você não usa a versão que implementamos?



  • @jordao-b Boa noite Jordão! Esses campos citados, para incluiro pixel do Facebook, não existem mais? Não encontrei nas configurações. Como faço para incluir o pixel do Face em minha loja, caso não exista mais esse campo específico?



  • @teorianerd Passei por isso muito recentemente... Os tutoriais/artigos/tópicos estão defasados, a comunicação com a equipe de suporte é lenta e eles não explicam de forma muito clara todo o procedimento.

    Depois de muito bater cabeça aqui eu consegui entender, vou te ajudar:

    Para incluir o pixel do facebook, basta acessar a área administrativa da loja e então clicar no menu "Ecossistemas".

    Em seguida, identifique o item "Facebook Pixel" e cole apenas o ID do pixel.

    Ao fazer isso, os eventos padrões do pixel serão configurados corretamente:

    PageView, ViewContent, AddtoCart, Purchase, etc.

    Para fazer a verificação do pixel e dos eventos em cada página, instale o add-on Pixel Helper no seu navegador.

    Então basta acessar qualquer página e clicar no ícone deste add-on, localizado no topo à direita do navegador.

    Sugiro que crie as condições que ativam cada evento (adicionar ao carrinho, realizar uma compra, etc) para que possa verificá-los e também fazer com que o facebook receba o primeiro disparo de cada um deles.

    Para fazer anúncios dinâmicos você precisará fazer o upload do seu catálogo no facebook.

    Exemplo: campanha de retargeting que irá mostrar a imagem do produto que se encontrava no carrinho no momento em que ele foi abandonado.

    Neste link você terá informações sobre como criar o arquivo csv, o formato apropriado e poderá baixar um arquivo de exemplo na sua categoria (produtos).

    Você verá que a primeira coluna é "ID". Este é o "content_ids" ao qual o pixel se refere na hora de identificar qual produto foi visualizado/adicionado ao carrinho/comprado, etc.

    Infelizmente eu não encontrei um jeito melhor de obter esses IDs e tive que fazer o procedimento manualmente.

    No meu caso foram cerca de 20 produtos. Se você tiver muito mais que isso pode se tornar uma tarefa bastante demorada e repetitiva, porém, vai resolver o problema.

    O que eu fiz foi o seguinte:

    Passo 1: Acessa a página do produto

    Passo 2: Clique no Pixel Helper e veja que o evento ViewContent aparece com um aviso dizendo que o produto não pode ser associado ao seu catálogo.

    Passo 3: Clique neste aviso para expandir a informação e copie o valor que aparece em "content_ids""

    Passo 4: Cole este valor na coluna "ID" do seu catálogo na linha correspondente ao produto em questão.

    Passo 5: Repita om processo até terminar todos os produtos.

    Passo 6: Faça o upload do catálogo e verifique se ele foi importado sem erros.

    Passo 7: Acesse novamente as páginas do produto na loja e utilize o Pixel Helper para verificar que os produtos estão sendo identificados apropriadamente pelo pixel. (O aviso deverá ter sumido e você verá um checkmark verde ao lado do evento ViewContent).

    Espero ter ajudado.



  • @will a correspondência avançada diz respeito à informações adicionais sobre os clientes da loja...
    No caso do seu print, o e-mail da pessoa. Mas pode incluir também gênero, CEP, telefone, etc.

    Assim o pixel consegue obter uma amostragem de público mais apurada e, consequentemente, consegue criar públicos personalizados com melhores correspondências de usuários no facebook, assim como expandir lookalikes de maneira mais precisa.

    Entretanto, esse e outros parâmetros só podem ser identificados pelo pixel caso o visitante esteja logado no facebook no momento em que acessa a loja. (OBS: O usuário não precisa ter uma aba aberta no facebook, mas precisa estar logado)

    Além disso, os dados só podem ser passados ao facebook para correspondência caso o visitante seja um cliente logado na loja ou realizando uma compra e preenchendo seus dados no checkout.

    Mais informações sobre correspondência avançada nesse link.

    Ou seja, este é um recurso de refinamento que, embora não seja obrigatório, ajuda a melhorar seus targets de público para anúncios.

    Mesmo implementado, nem sempre o pixel conseguirá obter as informações e/ou correspondências no facebook, porém, é um mecanismo que irá agregar nos seus dados de público toda vez que for acionado.



  • @digwr7 e @teorianerd posso dar um pitaco aqui? :)
    Eu não sei se essa forma de incluir seus produtos no catálogo do facebook teria algum benefício extra ou agrega alguma função que eu desconheço, mas tem um jeito menos trabalhoso de criar um catálogo lá, sem precisar baixar / subir arquivo nenhum manualmente, e sem precisar ficar atualizando sempre que mexer alguma informação na xtech:

    No menu do gerenciador de negócios do facebook, clique em CATALOGO e vá depois seguindo esse roteirinho:

    • Clica no botão "Create Catalog" e na próxima página escolha o tipo "E-Commerce"
    • Escolha para onde esse catálogo vai valer ( = a sua fanpage ) e dê um nome ao catálogo.
    • Vai aparecer uma página dizendo que o catálogo foi criado ... clique em "View Catalog"
    • No alto da página vai aparecer um menu, vá em "Product Data Sources" e depois clique no botão "add data source"
    • Escolha a opção "use data feeds" e continue
    • Na próxima tela, ao invés de criar um arquivo, logo abaixo tem "How do you want to upload your data feed" e duas opções, escolha "set a schedule", e isso vai habilitar os campos seguintes, inclusive o "add a data feed url" - nesse campo é só você colar o endereço do feed do google shopping que tem lá no seu admin xtech (engrenagem > webhooks/apis > comparadores de preço ... o último deles é o do google shopping)
    • Se pedir nome de usuário e senha, coloque o do teu acesso na xtech
    • Logo abaixo em "Schedule your automatic uploads" você define frequência e horário para atualização automática do seu catálogo, dá um nome pra ele e salva.

    Agora é só você olhar de novo no menu no alto da página e escolher a aba "Produtos", seus produtos estarão lá (se não aparecer imediato, só atualiza a página. Depende da quantia de produtos pode demorar um pouquinho pra carregar tudo). E o melhor de tudo: sempre que você atualizar algum dado do produto na xtech, no próximo carregamento do seu catálogo ele será atualizado.

    Fiz assim e consigo usar todas as funções aqui: marco produtos nas publicações, consigo fazer anúncios com esse catálogo e meu pixel funciona sem problemas.

    Achei bem mais simples do que fazer esse processo produto por produto :)
    Até onde sei, essa forma de criar / atualizar o catálogo funciona com até 500 produtos, para mais do que isso tem algum ajuste a ser feito que eu não sei bem como é pq o meu não tem nem perto disso rsrsr, mas já vi outros lojistas comentando :)



  • @patricia-nardi AMÉM!!!

    Como eu disse, recorri ao processo manual por não ter encontrado informação para fazer de outra forma.

    O que você sugeriu faz com que o tempo de configuração de catálogo seja de cerca de 1-2 minutos, funciona perfeitamente e de maneira automatizada!

    Muito obrigado pelo pitaco!! Esse foi na veia!!!



  • @digwr7 hahahaha bom né?? Qdo me ensinaram isso eu tive vontade de atravessar a tela do computador e abraçar o cara!!! hahahahahaha

    Mas ó: apesar de ser raro dar problema, 1x/semana eu dou uma olhada pra ver se ele carregou certinho (qdo dá erro ele vai deixar uma msg avisando). Aqui só teve erro 1x, eu só forcei o carregamento de novo na hora e ele atualizou certinho ... mas não custa olhar de vez em quando ;)



  • @patricia-nardi Oi Patricia, segui o passo a passo que você deu, aparentemente, correu tudo bem, mas quando fui verificar na loja do facebook, os produtos estavam lá mas as fotos não carregavam... refiz e ainda sim estão todos sem foto. No catalogo eles aparecem com foto, e na loja sem foto. Você sabe o que pode ser? Pq no instagram também não liberou a função shop... Obrigadaaa



  • @millaariodante o que eu ensinei aqui é para inserir os produtos no CATÁLOGO do facebook, que infelizmente não se relaciona com a "loja" deles.

    CATÁLOGO: você usa para anunciar e para marcar produtos nas postagens

    LOJA: vai ter que cadastrar os produtos manualmente, 1 a 1. Toda e qualquer alteração lá (estoque, preço, etc) é feita manualmente, essa bendita lojinha deles não é integrada com o catálogo. Já confirmei isso com o suporte do próprio facebook, não tem como fazer automático.

    LOJA (2): se vc estiver tentando usar a integração da xtech, desista!! Desfaz e esquece que isso existe, pois o que isso faz é mais ou menos espelhar sua loja dentro do facebook, o problema é que cada vez que o facebook faz alguma alteração / atualização no sistema deles (e isso acontece toda hora), dá um pau diferente e no fim nunca fica bom de fato. Numa das vezes, lembro que fiz, configurei tudo certinho, a loja ficou tudo certo. Naquele mesmo dia à noite o face fez uma atualização e qdo fui olhar tava tudo zoado outra vez.


  • Maker

    Boa ! @patricia-nardi Valeu a dica! Obrigada.



  • Muito obrigada @patricia-nardi ! Valeu mesmo.



  • Boa tarde pessoal! Espero que alguém ainda visualize esse tópico e consiga me ajudar! segui a passo a passo, mas deu um erro pra mim!

    RESULTADO
    91 country overrides for produtos encontrados no arquivo
    0 country overrides for produtos atualizados ou adicionados
    91 country overrides for produtos rejeitados devido a erros
    0 country overrides for produtos removidos

    E aí o relatório fala que deu erro por conta do ID, override e google product category. Eu ainda não coloquei as categorias do google shopping nas minhas peças, é isso? Se eu configurar isso eu vou conseguir concluir a inclusao do catalogo?



  • @patricia-nardi disse em Pixel Facebook (Anúncio Dinâmico de Produtos):

    Logo abaixo em "Schedule your automatic uploads" você define frequência e horário para atualização automática do seu catálogo, dá um nome pra ele e salva.

    Sensacional! Já estava quase me enforcando e agora deu certo :)

    Muito obrigado pelas informações



  • Para dúvidas com o FACEBOOK PIXEL, entrem nesse link
    https://ajuda.xtechcommerce.com/guias-e-manuais/customizacoes-em-codigo/criando-e-aplicando-pixel-do-facebook

    Ensina facilmente como criar e cadastrar o Facebook Pixel ID



  • @Patricia-Nardi Tutorial Sensacional Salvador !!!